TVEJO
PiraquaraPrinciais NotíciasRMC

Centro Pop de Piraquara intensifica o atendimento de pessoas em situação de rua durante “Operação Inverno”

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza mais uma Operação Inverno. Implantado em 2021, o atendimento noturno tem como objetivo abordar e acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade que passam a noite em vias e espaços públicos. Em 2023, a ação já teve início no dia 04 de julho nas noites com registro de temperaturas mais frias.

Durante as abordagens, é feita a entrega de um kit com lanche e cobertor para as pessoas que não aceitam ir para o acolhimento, que ainda são orientadas para que busquem locais mais seguros. Elas também são informadas sobre o acolhimento no Centro POP, onde é ofertada higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. Aceitar o atendimento e encaminhamento é facultativo, respeitando o direito de ir vir de cada cidadão previsto na Constituição Federal, assim como a permanência.

O objetivo da ação é orientar esse público durante o período do ano de frio mais intenso. Com base nos atendimentos realizados nos últimos anos, foi possível mapear onde a população em situação de vulnerabilidade se abriga, identificando os locais mais comuns de permanência durante a noite, facilitando assim o trabalho das equipes de Assistência Social.

Além do acolhimento, a equipe do Centro POP orienta e auxilia no processo de reinserção social, ou de encaminhamento para a cidade de origem, nos casos em que o cidadão não reside em Piraquara e demonstra interesse em retornar. O atendimento também ocorre por meio de livre demanda para as pessoas que se dirigem de forma voluntária ao local, que fica na Rua Frei Nicodemus Grundhoff, nº 526, Jardim Esmeralda.

A população também pode contribuir com a Operação Inverno, basta entrar em contato com a equipe por meio do telefone 3590 – 3655 quando se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade durante às noites frias. Porém, é necessário ressaltar que em situações onde o indivíduo esteja sob efeito de álcool, substância psicoativa ou algum outro aparente transtorno mental o SAMU deve ser acionado.

CENTRO POP

Inaugurado em 2015, o Centro POP oferta os serviços de acolhida, acesso a higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. O atendimento ocorre por meio da acolhida das pessoas que vão voluntariamente até o local, ou pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, de acordo com a complexidade da situação. Aceitar o atendimento e permanência no local é voluntário.

É importante ressaltar que o Centro POP, não atende apenas indivíduos em situação de rua, mas também alguns casos específicos de famílias vulneráveis. Por isso, desde de 2020 o espaço foi ampliado e reorganizado para possibilitar o acolhimento seguro de todos que necessitam do serviço.

Mais informações: 3590 – 3655.

 

Fonte: Prefeitura de Piraquara

Postagens relacionadas

Evento “Não ao Feminicídio” será realizado em Piraquara

admin

JÁ NA 4ª ETAPA, PROGRAMA MORADIA LEGAL REÚNE CERCA DE CEM FAMÍLIAS DO SÃO PEDRO E ITAPIRA

admin

Fortalecimento e Reestruturação da Guarda Guarda Municipal de Colombo

Camile Kogus

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies