Com a aproximação do Carnaval 2023, a Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações à população na redução de vulnerabilidade da infecção pelo HIV, pelas infecções sexualmente transmissíveis e Hepatites Virais. As IST (Infecções sexualmente transmissíveis) são doenças de grande impacto na saúde pública, que podem atingir toda a população. Em 2022 foram registrados em Pinhais, 39 pessoas diagnosticadas com HIV, 13 com Hepatite B, cinco com Hepatite C e 82 com Sífilis.
Saiba como se proteger:
• Camisinha: uma das formas mais eficazes e acessíveis para evitar a transmissão do HIV e outras IST. Estão disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde do SUS.
• PrEP: a profilaxia pré-exposição ao HIV, consiste na tomada de medicamento, realização de acompanhamento de saúde e testagem regular para o HIV e outras IST. Para residentes em Pinhais, a PrEP, está disponível no CCA, após avaliação do profissional médico ou enfermeiro.
• PEP: profilaxia pós-exposição, o uso deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição de risco para infecção pelo HIV. Em Pinhais, a PEP pode ser indicada por profissionais médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família e do CCA.
• Testagem regular: Os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família e no CCA.
• Tratamento precoce: Pessoa vivendo com HIV /Aids em tratamento e carga viral indetectável há pelo menos 6 meses, não transmite o HIV por via sexual.
• Imunização contra Hepatite B: disponível para toda a população nas Unidades de Saúde da Família
• Imunização contra HPV: disponível para crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, e situações especiais como imunocomprometidos até 45 anos.
Serviço
Centro de controle de Agravos (CCA) – Rua Quinze de Novembro, 92, Centro, Pinhais.
Mais informações: cta@pinhais.pr.gov.br (41) 99219-0966 (Whatsapp).
Fonte: Prefeitura de Pinhais.