TVEJO
Princiais NotíciasQuatro BarrasRMC

Quatro Barras vai contratar PPP para avanços nos setores de iluminação, telecomunicações e energia

Prefeitura abriu nesta segunda-feira (25) consulta pública para obter contribuições dos diversos setores. Formulários poderão ser acessados até 25 de agosto

Em busca de serviços públicos cada vez mais eficientes, aliados à tecnologia e à sustentabilidade, Quatro Barras vem desenvolvendo estratégias dentro dos conceitos preconizados nas cidades inteligentes. 

Nesta linha de inovação, a Prefeitura de Quatro Barras abriu nesta segunda-feira (25) a Consulta Pública para contratação de Parceria Público-Privada (PPP) que vai balizar investimentos e serviços nas áreas de Iluminação Pública, Telecomunicações e Energia, através da implantação de usina fotovoltaica.

De forma pioneira, a cidade é a primeira do Paraná a buscar uma PPP que agregue três setores distintos, a fim de garantir economicidade e avanços estratégicos na prestação dos serviços públicos municipais. 

O contrato se dará em um prazo de 25 anos, com estimativa de custo mensal de R$ 298 mil, com previsão de vários investimentos nos setores.

PROPOSTAS – A concessão visa melhorar a qualidade, uniformidade e eficiência do serviço de Iluminação Pública, reduzindo o consumo anual de energia elétrica para alimentação desses ativos em no mínimo 50%. 

Também busca suprir a demanda de internet das edificações públicas através de links dedicados, melhorando a qualidade do serviço prestado aos munícipes nesses locais; integrar 76 locais de videomonitoramento por câmeras inteligentes ao Centro de Controle e Operação, e possibilitar a instalação de pontos de acesso a WI-FI público gratuito, promovendo a inclusão digital da população. 

Por fim, prevê a implantação de Usina Fotovoltaica de geração distribuída para compensação de créditos de energia das unidades consumidoras da Prefeitura, ampliando a produção de energia limpa. 

O prefeito Loreno Tolardo disse que a iniciativa é inovadora e traz para Quatro Barras o conceito de cidade inteligente, que busca aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, o uso da tecnologia à favor dos serviços públicos e a constante melhoria da qualidade de vida da população. 

“Estamos dando um passo pioneiro no Estado e acredito que servirá de modelo para aprimorarmos outros setores. Hoje, as cidades inteligentes estão focadas no uso estratégico da tecnologia, da sustentabilidade e de um desenvolvimento harmônico, que gere oportunidades, valorizando ao mesmo tempo as características sociais, ambientais e culturais de seus territórios. Este é o caminho”, disse Tolardo.

SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES – Neste grande processo, a Consulta Pública é uma ferramenta decisiva e importante de obtenção de sugestões da população, de empresas e do terceiro setor, que poderão contribuir para o certame, de forma que o processo abranja as demandas atuais e futuras, possibilitando sólidos avanços nos setores. 

A consulta estará aberta até o dia 25 de agosto. Contribua com suas sugestões! 

Acesse o link: CONSULTA PÚBLICA

Fonte : Prefeitura de Quatro Barras

Postagens relacionadas

Pinhais vai receber a 4º Etapa da Copa Sava Dvorack de Ciclismo de Estrada.

admin

Curso de Confeitaria será ofertado de graça pela Prefeitura de Pinhais

admin

Estado divulga o edital da Nova Ferroeste, ligação ferroviária que vai transformar o País

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies