TVEJO
Meio AmbientePinhaisPrinciais NotíciasRMC

Horto Municipal de Pinhais recebe Conselho de Meio Ambiente para apresentação de novos projetos

Na última semana, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico visitaram as instalações do Horto Municipal de Pinhais, na ocasião da 43ª reunião da entidade. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) receberam os visitantes com o objetivo de apresentar o local e os projetos do Centro de Educação Ambiental e Usina de Compostagem de Resíduos Verdes, previstos no plano de governo da Prefeitura. A prefeita Rosa Maria e a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, participaram do encontro.

A prefeita Rosa Maria agradeceu o empenho das equipes nos projetos e valorizou iniciativas como estas. “Eu acredito que isso contribui demais para o crescimento da cidade. Hoje tenho observado que avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer. Sempre comento que nosso desafio é diminuir o número de resíduos sólidos sendo levados, transportados e enterrados. Então, tomo isso como uma grande inquietude, especialmente, neste Conselho, onde isso também acontece, porque acredito que vai além da economia, mas sobretudo, a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente”, destacou.

Projetos Centro de Educação Ambiental e Usina de Compostagem

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental da Semma, Juliana Zanetti, hoje o Horto recebe visitas agendadas ao Jardim Sensorial, após assistirem a uma palestra. “A ideia é aumentar, transformar o Jardim Sensorial em um Centro de Educação Ambiental. Nesta primeira parte, além do Jardim, nós vamos ter uma horta; uma área de compostagem; um relógio do corpo humano, onde a gente trabalha com mudas medicinais; um labirinto verde – para trabalhar várias questões como bem-estar animal, flora, fauna -, e depois teremos um bosque de espécies nativas e um bosque de espécies exóticas, onde vamos trabalhar os seis biomas brasileiros e as árvores exóticas do mundo inteiro, respectivamente”, explica.

Já a Usina de Compostagem é um projeto piloto para tratamento de resíduos verdes. “Em princípio, realizaremos compostagem de resíduos verdes, esses resíduos serão advindos do material de corte e poda das árvores. Hoje há uma empresa que faz a coleta desses resíduos, passa pelo picador e acaba ficando com ele, então agora passa a ficar conosco, para utilizarmos nesta usina de compostagem, que terá inicialmente 1.250 m², com licença para ampliar em até 5 mil m²”, informa Juliana Zanetti.

Postagens relacionadas

Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Camile Kogus

6º Torneio de Basquete 3×3 em Pinhais

admin

Piraquara recebe na próxima semana a “Caravana do Natal Mágico Paraná”

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies