TVEJO
PinhaisPrinciais NotíciasRMCSaúde

Prefeitura de Pinhais atua em diversas modalidades para a prevenção e controle da dengue

Em diversos bairros de Pinhais têm sido registrados focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Até o último levantamento, realizado em julho, foram identificados 265 focos do vetor no município. Além do acompanhamento dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza diversas ações de prevenção. Equipes têm atuado constantemente para vistoriar as residências e orientar a população com relação aos cuidados para não deixar água acumulada.

A Prefeitura conta com 11 agentes de combate de endemias (ACE) em campo. Alocados nas Unidades de Saúde, atuam diretamente em seu território (bairro) nas ações de combate à dengue. A cada dia, a rotina de trabalho inclui o levantamento de índice – a vistoria nas residências para identificar a presença do vetor da dengue. Nessas vistorias é realizada a remoção de depósitos com água parada e feito orientações ao morador. Quando não é possível a remoção de depósitos devido ao seu tamanho, ou ser fixo, é feito tratamento com larvicida.

Monitoramento quinzenal em pontos estratégicos, locais onde há concentração de depósitos do tipo preferencial para desova da fêmea aedes aegypti. São exemplos: Ferro velho, borracharia, etc. Nestes locais, é feita uma avaliação de risco da área, e se considerado de alto risco, é cadastrado como Ponto Estratégico, caso em que esse imóvel passa a ser monitorado pelo ACE quinzenalmente.

O monitoramento por armadilhas é feito mensalmente. Por meio da instalação de armadilhas espalhadas pelo município, as equipes realizam o monitoramento da presença do mosquito uma vez ao mês. Ao total, são 150 armadilhas. Durante a instalação, também é repassado orientações ao morador.

Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, durante a semana que é realizado o Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, os ACEs são deslocados para esses bairros e fazem uma intensificação nas atividades de vistoria nas residências, a remoção de depósitos com água parada, orientações, e também já informam sobre os dias e ruas que irá ocorrer o Mutirão, orientando o morador a colocar os materiais na calçada para recolhimento (pneus, madeira, móveis e outros).

Bloqueio de transmissão

Quando identificado um caso suspeito ou positivo de dengue, os ACEs realizam a atividade de bloqueio de transmissão. O objetivo do bloqueio é impedir que caso o paciente confirme a contaminação por dengue, que não ocorra o ciclo de transmissão. O bloqueio tem por finalidade, realizar a eliminação de focos tanto na residência no paciente, como no entorno. “Caso o paciente venha a ser positivo para dengue, e tenha a presença do vetor na região, temos o risco do mosquito picar esse paciente contaminado, e acabar contaminando uma pessoa saudável, por isso a importância do bloqueio”, explica Priscila Bordin, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental.

Atividades educativas

Os ACEs têm participado das reuniões de conselho local com a finalidade de levar informações atualizadas à comunidade sobre a situação de focos e reforçar os cuidados de prevenção. Em algumas oportunidades, também é aproveitado o momento da sala de espera das Unidades de Saúde para uma fala rápida sobre a prevenção.

Com o Programa Saúde na Escola (PSE), servidores fazem orientação e ações de prevenção nas unidades de ensino de Pinhais. Realizado nas unidades de ensino de Pinhais, o PSE é uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), executado em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. A ação tem como perspectiva a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público, com foco na prevenção, promoção, atenção e formação.

Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue

O Termo de Referência para Elaboração do Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue (PGPCD) tem como finalidade orientar os responsáveis pelos estabelecimentos, cuja atividade propicia condições ambientais favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município de Pinhais.

A obrigatoriedade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Prevenção e Controle da Dengue foi instituída por meio da Resolução SESA nº 029/2011 e Lei Municipal 1611/2014.

Os proprietários são responsáveis pelo gerenciamento dos materiais existentes em seu estabelecimento e deverão realizar o manejo adequado do ambiente e materiais estabelecendo rotinas e procedimentos para a eliminação de potenciais criadouros do mosquito.

Denúncias

Quando recebido alguma denúncia sobre situações que envolvam possível foco de dengue, também é realizada vistoria pelo ACE do território e alguns casos, quando não sanado de imediato, o problema é repassado para a fiscalização.

A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Priscila Bordin, reforça que “o maior número de focos encontrados são de residências, precisamos da colaboração e conscientização de toda a população”.

Para mais informações ou realizar denúncias, entre em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (41) 99102-9824.

Fonte : Prefeitura de Pinhais

Postagens relacionadas

Prefeitura de Piraquara lança Refis com descontos de até 90% sobre juros e multas

Camile Kogus

Sábado é dia de Feira da Villa do Colono em Piraquara

admin

A campanha Setembro Amarelo salva vidas! 

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies