No último domingo, dia 03 de julho, foi realizada em Piraquara a 19ª Festa Trentina. O evento que tem como principal objetivo celebrar a tradição da cultura italiana mantida no município, reuniu moradores e visitantes de diferentes cidades em um domingo agradável. A edição marca a retomada do evento, que não acontecia desde 2019 em virtude da pandemia de Covid-19.
A festa teve início às 11h com a celebração da missa e a organização dos carros do 2º Encontro de Carros Antigos de Piraquara Auto Clube. Ao todo, foram 150 carros de colecionadores de Piraquara e convidados de outros locais, que ficaram em exposição durante o dia em diferentes pontos da festa ou passaram pelo local, garantindo a diversão e entretenimento de adultos e crianças.
Além da exposição de carros, pela segunda vez os visitantes puderam fazer uma imersão na cultura italiana a partir do Mini Museu de Cultura Trentina, um casebre colonial de 1878 que foi todo estilizado com objetos e utensílios originais reproduzindo uma moradia da época, durante o dia o público visitou o espaço e foi recepcionado pela equipe do Departamento Municipal de Turismo, caracterizados com vestimentas da época.
O evento, além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, movimenta os produtores locais, que são encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos e fomenta a economia do município. Neste ano, além da gastronomia típica os visitantes puderam aproveitar a Feira, composta por participantes de todas as Feiras do município, realizada em anexo a Festa Trentina, com mais de 30 barracas que ofertaram produtos artesanais, coloniais e típicos da região.
“Com esta Feira belíssima podemos fomentar a economia do nosso município, é a oportunidade que as pessoas têm de expor os seus produtos coloniais e artesanais. Ao lado da Feira também temos a Casa Trentina, contando toda a história colonial deste povo que há muitos anos veio para essa região na Colonia Santa Maria do Novo Tirol e a exposição de bicicletas antigas, que traz toda uma temática tradicional para a nossa Festa”, ressaltou Creusa Nogueira Fróes, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
Dando sequência às atrações da Festa Trentina, a cantora Priscila Gouvêa interpretou músicas que animaram o público e o grupo Folclórico Primo Amore tirou os expectadores para dançar com temas tradicionais da Itália. Já no fim da tarde, o tradicional bingo finalizou a celebração do domingo.
“É um prazer estar retomando a Festa Trentina, que não acontecia desde 2019, uma celebração bonita em um dia lindo de sol, com a presença de piraquarenses, famílias tradicionais e visitantes de outras cidades, neste local que é um marco do nosso município”, destacou Josimar Fróes, Prefeito de Piraquara.
A Festa Trentina é uma realização da Associação Trento Transforma com apoio da Prefeitura de Piraquara, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Esporte e Lazer, além o Rotary de Piraquara.
História
A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009 a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada, e após dois anos retornou ao município. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas.
Fonte : Prefeitura de Piraquara