TVEJO
PinhaisPrinciais NotíciasRMC

Projeto Operação Inverno leva atendimento para população em situação de rua nos dias de frio intenso

Projeto Operação Inverno leva atendimento para população em situação de rua nos dias de frio intenso

Ação realizada pelas equipes do Creas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como foco oferecer acolhimento institucional e entrega de itens, como cobertores e lanches

O último dia 21 de junho marcou o início do inverno, estação com registros de temperaturas mais baixas, em que surge a necessidade de olhar com mais atenção para a população em situação de rua. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o projeto Operação Inverno, com ações nas ruas do município, quando os termômetros indicam 9 graus ou menos. A iniciativa iniciou no ano de 2021, quando constatou-se a necessidade de um trabalho articulado e com ações para este atendimento.

Realizado pelas equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o serviço especializado de abordagem social de pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade decorrente das baixas temperaturas em Pinhais, que estejam em situação de rua e que utilizem espaços públicos como forma de sobrevivência. Para tanto, com base na previsão do tempo do SIMEPAR, a equipe realiza constantemente rondas e buscas para identificar essas situações.

No caso de situações emergenciais de saúde, os técnicos acionam o atendimento de urgência (SAMU). Já nas circunstâncias envolvendo crianças e menores de 18 anos, quando desacompanhadas dos pais e ou responsáveis, entram em contato com o Conselho Tutelar.

Os percursos são realizados durante o período noturno, pois é neste horário em que as temperaturas ficam abaixo de 9 graus e, segundo orientações técnicas da Defesa Civil, é considerado de risco hipotérmico. Ao realizar o primeiro contato, são verificadas as demandas emergenciais destas pessoas, há a oferta de acolhimento institucional para local conveniado à Semas, com o intuito de retirar o usuário da situação de vulnerabilidade, além da entrega de cobertores, lanches, entre outros itens.

A equipe conta com dois educadores sociais e um técnico de nível superior para a execução do serviço, além disso, são disponibilizados dois veículos oficiais para acompanhar a ação.

Atuação do setor de Média Complexidade

A Proteção Social Especial (PSE), por meio da Média Complexidade, é destinada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Além disso, conforme a Tipificação Nacional (Resolução 109/2009) a PSE de Média Complexidade contempla ainda Serviço Especializado para pessoas em situação de rua. As ações são ofertadas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que é uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal, localizada de forma estratégica no centro de Pinhais desde 2009, para facilitar o acesso da população atendida.

A Semas promove outras ações em prol da pessoa em situação de rua:

– Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem a finalidade de assegurar atendimento e acompanhamento das demandas.

– Serviço Especializado em Abordagem Social: a abordagem realiza busca ativa para identificar nos territórios situações de rua, entre outras questões sociais.

– Plantão Social: o Creas oferta ainda atendimento por meio de plantão que ocorre no período noturno, finais de semana e feriados.

Para o atendimento do Creas ligue 99233-0190 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Plantão Social: 99206-3843 (segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, finais de semana e feriados atendimento 24 horas).

Fonte : Prefeitura de Pinhais

Postagens relacionadas

Recupere SJP, principal evento para a recuperação financeira do seu negócio!

admin

Sábado é dia de Feira Agroecológica em Piraquara

admin

Neste sábado, dia 16 de julho, a Prefeitura de Piraquara realiza o multirão de atendimentos voltados à saúde da mulher em Piraquara

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies