TVEJO
PinhaisRMC

Projeto de Ação Comunitária reforça a manutenção de locais públicos em Pinhais

Uma alternativa para realização de manutenções nas escolas e cmeis da rede municipal de ensino de Pinhais, incluindo serviços de pintura e roçada, funciona desde 2013 na cidade. O projeto de Ação Comunitária, parceria da Prefeitura de Pinhais com o Conselho da Comunidade, instituído pelo Poder Judiciário, possibilita a pessoas em débito com a Justiça cumprirem suas penas por meio da prestação de serviços à comunidade.

É assim que, atualmente, três apenados fazem serviços de pintura no Cmei Marcelino Champagnat, no bairro Maria Antonieta em Pinhais, a cada 15 dias, aos sábados. O trabalho é acompanhado por um servidor da Secretaria de Educação (Semed), que repassa todas as informações ao Conselho da Comunidade, associação civil do Foro Regional da Comarca de Pinhais. O encaminhamento e seleção são feitos pela assistente social do Conselho, de acordo com as habilidades e aptidões para o serviço de manutenção: pintura em grades, serviços de jardinagem simples, pequenos serviços de eletricidade, revitalização no parquinho e pintura em parede.

O projeto teve bons resultados e, em 2014, chegou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), onde os apenados atuam principalmente nos serviços de roçada, atendendo as escolas do Estado com a empresa terceirizada, beiras de rios, plantio de flores, infraestrutura da própria Secretaria, com pintura e algumas atividades no Horto Municipal. A roçada em terreno na Rua Rolândia, ao lado do Bosque Bordignon e entorno do Colégio Estadual Paulo Freire, no Jardim Cláudia, são alguns dos serviços executados recentemente pelos participantes do projeto na Semma.

Segundo Juliana Zanetti, diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, “a importância desse trabalho se dá pelo caráter educativo e socialmente útil, onde contribui para a reinserção dos infratores ao convívio da sociedade, dando a eles a oportunidade de pagar sua pena de maneira produtiva e com aprendizado de novas atividades, sendo também uma maneira eficaz de conter a reincidência criminal”, destaca.

Antônio*, um dos apenados participantes do projeto, realiza serviços de pintura e limpeza por meio da supervisão da Semma. “Contribuo com o meu melhor, gosto muito de trabalhar, me dedicar, fazer essa prestação de serviço que, para mim, está sendo muito importante”, relata. “Esse é um projeto muito importante para as pessoas se constituírem, se sentirem úteis perante a sociedade”, avalia.

*Nome fictício para preservação da identidade do entrevistado.

Fonte : Prefeitura de Pinhais

Postagens relacionadas

TVejo fará uma live especial com análise e apuração das eleições 2022.

admin

Estão abertas as inscrições para o 15º Festival de Teatro de Pinhais

admin

Piraquara recebe hoje a iluminada Maria Fumaça “A magia sobre os Trilhos”

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies