TVEJO
Meio AmbientePinhaisPrinciais NotíciasRMC

Pinhais identifica 1º caso de dengue transmitido no município

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou o primeiro caso de dengue autóctone (contraída na cidade) neste ano. A comprovação é feita uma vez que o paciente, sem histórico de viagens, esteja com sinais e sintomas e resida em área onde se registram casos de dengue, ou tenha a presença de Aedes aegypti, com resultado de exame laboratorial positivo para dengue. No município, o caso atestado é de um morador da região do Atuba. 

Em diversos bairros foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde (Semsa) tem atuado constantemente para vistoriar as residências e orientar a população com relação aos cuidados para não deixar água acumulada.

Recentemente, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Universidade Federal do Paraná iniciaram um projeto de monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti na cidade, com a instalação de armadilhas ovitrampas. Por meio da iniciativa, será possível monitorar a presença do vetor durante um ano em Pinhais. 

A diretora de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura, explica porque a confirmação exige uma atenção ainda maior por parte da população. “A partir do momento que temos esse doente identificado fica confirmada a presença de mosquitos contaminados com o vírus dentro do município”, descreve a diretora.

Com a confirmação, o alerta fica ainda mais necessário. “O papel da vigilância em saúde é fazer a investigação de possíveis casos da doença , ações de prevenção e orientação, visando o bloqueio dessa transmissão, mas é fundamental que cada morador faça a sua parte, reforce os cuidados, verifique e elimine possíveis focos em sua casa. Não deixar água parada em nenhum recipiente é imprescindível”, declara Vanessa.

Mutirões de Limpeza 

Outra ação realizada pela Prefeitura de Pinhais são os Mutirões de Educação Ambiental e Limpeza, coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente, a cada semana em uma região diferente do município, recolhendo diversos materiais para evitar acúmulo nas ruas e residências.  

Dados da dengue em Pinhais

Até o dia 23 de maio, a gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou, além de um caso autóctone, mais 60 notificados (casos suspeitos); 10 confirmados laboratorialmente; 9 confirmados importados (pessoa com sinais e sintomas que tenha viajado nos último 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue, e apresenta resultado de exame laboratorial positivo); além de 12 casos em investigação. 

Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (41) 99102-9824.

Todos devem fazer a sua parte para combater o mosquito. A Dengue pode matar!

Fonte: Prefeitura de Pinhais

Postagens relacionadas

Curitiba está entre as cinco cidades que mais geram empregos no país

admin

4ª Etapa da Copa Sava Dvorak de Ciclismo é sucesso em Pinhais

admin

Estão abertas as matrículas para a primeira etapa da EJA em Pinhais

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies